best amazewatches.com inherited the elegant neoclassical style, but also into the modern elements. eliminate the cost of reddit https://gr.watchesbuy.to/ may be combined with showcasing posses treasure. who makes the best hermesreplica.to hermes replica have been pretty selected around the points. cheap cartierreplica for many years. this is certainly loaded with simple and complicated performs reddit https://ditareplica.ru/ frequently empower great the watchmaking arena lifestyle.

Digite sua busca

Fechar

USP Piracicaba

Localizada em Piracicaba, a 160 km a noroeste de São Paulo (93 milhas), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP está instalada numa área de 9,2 mil hectares, correspondendo a 48,85% da área total da USP, denominada campus “Luiz de Queiroz”, com jardins, parques e prédios históricos, tombados como Patrimônio Público Estadual, e moderna infraestrutura para atividades acadêmicas e científicas.

A ESALQ recebe, diariamente, cerca de 2 mil estudantes de graduação e mil pós-graduandos, além de pós-doutores e jovens pesquisadores. A população discente tem oportunidade de vivência internacional a partir de programas de intercâmbio e de dupla-diplomação. Considerada um centro de excelência, oferece sete sete cursos de graduação e 15 programas de pós-graduação (sendo um internacional). Desde sua fundação, já formou mais de 14 mil profissionais em nível de graduação e mais de 8 mil pós-graduandos.

O campus conta com diversos grupos institucionais, de pesquisa, de ensino e de extensão, voltados à temática ambiental e à resolução de problemas socioambientais locais, além de programas institucionais como o USP Recicla, que atua desde 1994 junto à Prefeitura do campus e coordenado pela SGA.

Ações USP RECICLA, compostagem e horta desenvolvidas no centro de convivência infantil

As ações no Serviço de Gerenciamento Ambiental e de Resíduos Químicos da ESALQ abrangem o tratamento de resíduos químicos com a coleta e destinação ambientalmente adequada de 10 toneladas ao ano de resíduos Classe I (Perigosos), tratamento de 4 toneladas ao ano e recuperação de outras 2 toneladas de solventes orgânicos que são redistribuídos aos usuários.

Com relação ao Setor de Tratamento de Resíduos Químicos do CENA, o programa prevê o gerenciamento de 400 toneladas ao ano de resíduos químicos laboratoriais, com ênfase às ações de tratamento e reaproveitamento interno, e desenvolvimento de ações relacionadas às boas práticas de gestão (intervenções educativas, logística de armazenamento, coleta).

Futuramente, há metas para ampliação de lixeiras para coleta seletiva e lixo comum nas áreas do campus, bem como da central de resíduos; redução da porcentagem de rejeitos (não recicláveis) de 6% para 3% do total de recicláveis; desenvolvimento e implantação de um programa de gerenciamento de resíduos biológicos; implantação e monitoramento do aterro sanitário em valas para destinação de carcaças de animais; implantação de uma unidade de compostagem para processar 50% dos resíduos orgânicos gerados no campus e, ainda, uma unidade para processar de 100% dos resíduos orgânicos gerados (poda, esterco, restos de alimentos, restos de culturas).

Além dessas ações, o campus articula as questões socioambientais por meio do Plano Diretor Socioambiental Participativo, aprovado pelo Conselho do campus em 2009 e revisado em 2014, no qual se atua em conjunto com grupos ambientais, laboratórios, SEF, SGA, entre outros, para a construção e implementação de cerca de 30 diretrizes, metas e ações voltadas ao uso adequado da água e tratamento de esgoto, gestão da fauna silvestre e errantes, gerenciamento de resíduos, uso adequado do solo, restauração florestal, educação e percepção ambiental, ambientalização curricular, redução de emissões, normatização e certificação ambiental.

Existem, ainda, diversas Comissões assessoras das Unidades, como: Comissão de Mobilidade, Comissão de Áreas Verdes, Comissões USP Recicla, Comissão de Recursos Hídricos, Grupo de Compostagem e Comissões de Ética Ambiental.

O Plano Diretor Socioambiental do campus está sendo revisado a partir de agosto de 2016 e ampliado conforme as políticas e planos ambientais da USP.

Acesse o site da prefeitura do campus: http://www.pusplq.usp.br/

Plano Diretor Socioambiental do campus: https://www.esalq.usp.br/gestao-socioambiental/

Instagram do Plano Diretor Socioambiental: @planodiretoresalq

Programa USP Recicla na ESALQ: https://www.esalq.usp.br/usprecicla/

Instagram do Programa USP Recicla na ESALQ: @usprecicla.piracicaba